Usina de Letras
Usina de Letras
102 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->PADRE LUIZ BORDIGNON: VIDA E MORTE (Tribuna do Povo) -- 22/04/2006 - 12:54 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




30.º DIA DE FALECIMENTO




PADRE LUIZ BORDIGNON:

VIDA E MORTE



Foi um corajoso crítico dos colegas padres, muitas vezes tomados pela vaidade, arrogância e grosseria



LUIZ ROBERTO TURATTI
________________________________________
Especial para o Novidades

Natural de Brazópolis ou Brasópolis (MG), aos 20/04/1921, filho de Joaquim Ignácio Fernandes e de D. Joana Rosa Bordignon Fernandes, faleceu de problemas cardíacos e leucemia, em Araras (SP), aos 84 anos, no dia 22/03/2006, quarta-feira, por volta das 3h.

Antes mesmo de se tornar padre, Luiz foi muito benquisto como Professor e Mestre de Português, especialmente nos Seminários, Colégios e Oratórios Salesianos por onde passou. Segundo o Padre João Modesti, era ele um exímio Professor e Mestre de Português dos mais dedicados, preparados, exigentes, criativos e pacientes.

O Padre Luiz escreveu incontáveis artigos, poesias, três livros com mais de 300 páginas: “Dona Beija em Versos, Atualidades e Reminiscências” (Segundo a Novela: Feminista ou Vítima?); “Ele e Ela – A Dignidade da Mulher na Ciranda Cultural” (Objetivo Geral: Cooperar para que a Mulher volte ao plano moral em que ela foi criada) e “Maria Cheia de Graça” (Interpretações Mariológicas das Invocações da Ladainha Lauretana). Foi um dos Mariologistas mais respeitados entre os Salesianos.

Escreveu também três fascículos para a juventude, visando a sua formação moral: “Verdadeiro Amor” (A grandeza do verdadeiro amor matrimonial); “A Lógica da Minha Crença” (Somente a Igreja Católica nos ensina como chegar a Deus) e “Maria de Nazaré, a Mais Linda Debutante” (A liberdade responsável da jovem nos seus 15 anos).

Sua última tarefa como escritor foi preparar, a pedido do atual Diretor dos Salesianos em Araras, Padre Tarcísio dos Santos, a “Carta Mortuária do Padre João Modesti”, com quem ele conviveu por 14 anos, somente em Araras, cujo trabalho, concluído em janeiro de 2006, dedicou, dia e noite, com muito afinco e responsabilidade, o que lhe trouxe certo orgulho, tendo em vista estar escrevendo sobre alguém muito inteligente, com quem muito aprendeu, respeitou e admirou.

Padre Salesiano de Dom Bosco, fez sua Primeira Profissão em 30/01/1951, sendo Ordenado Sacerdote no dia 30/01/1971, aos 49 anos. Fidelíssimo e exemplar defensor da Doutrina da Igreja e do Santo Padre, o Papa, foi um corajoso crítico dos colegas padres, muitas vezes tomados pela vaidade, arrogância, grosseria, atitudes impróprias, reprováveis a quem escolheu arrebanhar “ovelhas desgarradas”, através da Igreja de Cristo. Repetia sempre que, pela falta de padres, bem preparados, muitos nem sempre faziam uma Catequese precisa, necessária aos fiéis, tanto durante as Missas, nas Confissões e até mesmo como exemplo no dia-a-dia. “Antes de catequizar, o padre tem de ser bem catequizado, preparado, respeitador”, dizia.

Esportista
O Padre Luiz era muito dedicado aos esportes em geral (estava sempre por dentro de todos; entendia e sabia tudo sobre campeonatos; olimpíadas; torneios; classificações; favoritos; lanternas; tudo, tudo, sobre esportes), especialmente ao futebol, que durante toda sua vida religiosa usou para atrair e arrebanhar muitos milhares de crianças e jovens, quase sempre abandonados e aprendendo coisas erradas nas ruas.

No início de março de 2006, poucos dias antes de ser internado, quando sua doença já começava a se agravar brincava, sempre rindo e muito bem humorado, dizendo que se sentia contundido e que falaria com o Parreira, técnico da Seleção Brasileira, para substituí-lo na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

Conviveu entre 1991 e 2006 na Comunidade Salesiana do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Oratório São Luiz e Centro Juvenil Salesiano “José Zurita”, localizado no Bairro Jardim Cândida, cuja Obra o Padre Luiz dirigiu nos últimos anos, até 2001, quando, contra sua vontade, foi vendido, em razão da baixa freqüência de oratorianos naquele bairro.

Com esse dinheiro os Salesianos de Araras iniciaram a construção do Oratório Dom Bosco, no Parque Dom Pedro, na Zona Leste de Araras. Inaugurado em 27/04/2002, lá o Padre Luiz também dedicou muito amor e carinho àquelas crianças carentes, até poucos dias antes de sua última internação e morte. Vale registrar que a idealização do Oratório Dom Bosco partiu do Padre Luiz, já em 1999.

É bom que se diga também que os fiéis das Comunidades “Mãe Rainha – Dom Bosco”, do Jardim Ouro Verde; “Sagrado Coração de Maria”, do Jardim Luiza Maria e “Nossa Senhora Aparecida”, do Bairro Caio Prado, foram assistidas pelo Padre Luiz, por muitos anos, até o fim de sua vida, especialmente nas Confissões e nas Missas dominicais.

Reconhecimento
Nos últimos dias e momentos de sua vida, quando se encontrava internado no hospital da Unimed, homens, mulheres e jovens, principalmente das Comunidades acima citadas, revezavam-se entre si, a cada duas horas, 24 horas por dia, nunca deixando que o Padre Luiz se sentisse só ou ficasse sem Assistência Espiritual. O Padre Luiz, pela sua humildade, compreensão, dedicação, foi muito querido e importante por todos que o conheceram e que com ele conviveram.

Desde a inauguração da Rádio Católica “Araras – FM”, em 15/08/2003 (dia consagrado à Padroeira de Araras, Nossa Senhora do Patrocínio), mantinha, aos sábados, no horário das 11h às 11h30, mesmo já adoentado, o programa “A Voz do Padre”, por sinal de grande audiência.

Atento e preocupado com o bom nome da Igreja, sempre perguntava aos mais próximos o que estavam achando da programação. Era uma espécie de sensor, no mais democrático sentido da palavra, e sabendo que algo de errado havia sido dito, ou fora de propósito, imediatamente telefonava lá ou ia pessoalmente para reparar o infortúnio.

Injustiça
Apesar de 15 anos em Araras, trabalhando, confessando, aconselhando, convertendo, incontáveis de desesperançados, jovens e adultos, nunca o Município concedeu ao Padre Luiz sequer uma única honraria, das quais ele era terminantemente avesso, é verdade, mas, merecedor, pelos tantos e tantos préstimos em favor da população ararense, assistida pelos Salesianos já há mais de 100 anos.

Seu corpo foi velado no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, desde as 7h, do mesmo dia 22/03/2006.

Dentre muitos amigos e admiradores, de todas as cidades por que passou, veio de Brazópolis sua irmã caçula Sebastiana Bordignon Fernandes Farias, acompanhada de duas filhas, uma sobrinha e um sobrinho, os quatro sobrinhos do Padre Luiz.

Houve Missa de Corpo Presente às 16h, oficiada pelo Senhor Bispo Diocesano de Limeira (SP) Dom Augusto Zini Filho, e concelebrada por pelo menos 40 padres: Salesianos, Diocesanos e de variadas Congregações, vindos de todas as partes do Estado, entre eles o Inspetor Salesiano no Estado de São Paulo Padre Marco Biaggi.

É de se destacar que fizeram uso da palavra na ocasião, o Senhor Padre Inspetor Marco Biaggi, o Padre Tarcísio dos Santos, Diretor da Obra Salesiana em Araras e o Vigário Episcopal Diocesano Padre Vladimir Barbosa Hergert, também Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, de Araras.

Seu sepultamento deu-se em seguida, no Cemitério Municipal de Araras, em jazigo perpétuo dos salesianos, o qual foi acompanhado de grande cortejo, mesmo com forte chuva.

Descanse em paz, amigo Padre Luiz Ignácio Bordignon Fernandes!

* Ex-oratoriano



Fonte: TRIBUNA DO POVO, Araras (SP), Sábado, 22/04/2006, página 5, caderno Novidades.


________________________________________


LEIA TAMBÉM:

PADRE LUIZ IGNÁCIO BORDIGNON FERNANDES – CARTA MORTUÁRIA

PADRE LUIZ IGNÁCIO BORDIGNON FERNANDES – VIDA E MORTE

PADRE LUIZ BORDIGNON: “JARDINEIRO DE ALMAS”

PADRE LUIZ BORDIGNON – BRAZÓPOLIS: MINHA CIDADE CENTENÁRIA

PADRE LUIZ IGNÁCIO BORDIGNON MORRE AOS 84 ANOS

PADRE LUIZ IGNÁCIO BORDIGNON MORRE EM ARARAS

MARIOLOGIA

PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

USO DA FAMIGERADA “CAMISINHA”

MAMÃE, MINHA MESTRA

MÃE


________________________________________


“Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui